Língua Portuguesa para Surdos

1. Apresentação
“O Manual Básico da Língua Portuguesa para Surdos”, em 2 (dois) volumes, é destinado às crianças do Ensino Fundamental anos finais. Dos dois volumes apresentados, hum volume é destinado aos alunos e outro volume é destinado aos professores.

Cada volume é identificado por um subtítulo, a saber:
Livro 1 – “O Manual Básico da Língua Portuguesa para Surdos – volume 1”
Livro 2 – “O Manual Básico da Língua Portuguesa para Surdos – volume 1- Livro do Professor”

2. Fundamentação
A partir da publicação da lei 10.436 no dia 24 de Abril de 2002, regulamentada através do decreto 5.626 no dia 22 de Dezembro de 2015, se reconhece Libras (Língua Brasileira de Sinais) como meio legal de comunicação e expressão da pessoa surda. Em um parágrafo único estabelece-se, também, que Libras não poderá substituir a modalidade escrita da Língua Portuguesa.

O embasamento da lei reconheceu toda a luta da comunidade surda em prol do reconhecimento legal da língua. Entretanto, após todos estes anos, os desafios a pessoa surda continuam enormes pois, o único avanço efetivo nestes mais de 15 anos da vigência da lei, é a existência de um intérprete em sala de aula em caso de haver uma pessoa surda naquele ambiente.

Através da tecnologia a educação tem avançado sistematicamente, desenvolvendo metodologias alinhadas a esta nova era, onde faz uso destes avanços, com o objetivo de gerar nos alunos a compreensão, entendimento e acelerar o seu desenvolvimento educacional. Porém, esta celeridade não se observou na disponibilização de recursos educacionais sistematizados, voltados exclusivamente ao aluno surdo, avançamos apenas com a disponibilização maior de intérpretes em sala de aula, para que em duetos com professores os alunos surdos se desenvolvam.

Dentro de uma realidade onde o número de intérpretes, com formação em pedagogia é insuficiente a necessidade dos surdos, observa-se um cenário de evasão escolar no universo destes indivíduos, já que segundo o IBGE na faixa etária de 0 a 17 anos existe cerca de 1.5 MM de surdos, ou seja, um número muito maior de alunos em relação aos intérpretes.

Na realidade dos intérpretes contratados na rede púbica é importante mencionarmos toda a dificuldade em que eles, intérpretes, têm em interpretar aulas de disciplinas distintas com o tempo de preparo inadequado. Essa sucessão de situações de dia a dia gera, em muitos casos, desinteresse nos alunos surdos.

A construção de uma metodologia de ensino exclusiva a pessoa surda, concatenandose os elementos.

É um avanço significativo nesta dinâmica de ensino, onde, em especial, no contraturno da educação especial, os professores bilíngues têm a sua disposição um material educacional pronto para apresentar e desenvolver junto com o aluno, e o aluno surdo sente-se reconhecido e valorizado na sua condição. Gerando um ambiente de maior harmonia e valorização dentro da escola.

O desafio da sociedade e a escola estar inserida dentro disto, não está apenas no aprendizado de Libras por parte do ouvinte ou do surdo, MAS O GRANDE DESAFIO DA SOCIEDADE É ENSINAR PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, GEOGRÁFICA, HISTÓRIA, CIÊNCIAS E DEMAIS DISCIPLINAS PARA À PESSOA SURDA.

3. Justificativa
O sistema de ensino Edukanet, destinado neste momento a Educação Fundamental (5º ao 9º ano), foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar os professores bilíngues para apresentação de conteúdo aos alunos, constituindo em um material de apoio para a aplicação da didática de ensino.

Será disponibilizado 01 livro para os alunos e outro livro para os professores, com conteúdo e atividades para que os alunos possam adquirir conhecimentos de língua portuguesa.

A dinâmica de comunicação dos vídeos usa, além da estruturação educacional com regras gramaticais claras, histórias infantis, para permitir que o aluno veja a aplicação do conteúdo apresentando no seu dia a dia. Por exemplo no tópico “Uma sessão de por quês” onde dentro de uma sessão de cinema se desenvolve um enredo para através desta história facilitar o entendimento das diferentes formas de escrita do “porque”.

O livro denominado “Livro do Professor” apresenta abordagens compostas por comunicação do tipo lembrete para que os professores tenham abordagens adicionais para comunicação com o aluno surdo, novas visões do que lhe é apresentado.

A cada um dos alunos será dado o acesso `a plataforma para que os vídeos possam ser visualizados quantas vezes forem necessárias: seja na escola, seja onde o aluno estiver e tenha acesso `a internet em seus dispositivos próprios.

Os gestores acadêmicos também poderão acompanhar a evolução dos alunos através de ferramentas gerenciais que possibilitará a em tempo real verificar, por aluno, os vídeos já visualizados, os que estão pendentes, os mais assistidos. Possibilitando assim, medir o engajamento individual dos alunos.

4. Objetivos
O Manual Básico da Língua Portuguesa para Surdos foi produzido com o objetivo de ser o material de apoio para o aprendizado do português pelos surdos. Ele está organizado em dois volumes destinados aos alunos do Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano).

Ao utilizar o material haverá um desenvolvimento e compreensão da língua portuguesa por parte do aluno surdo, uma vez que a metodologia aplicada permitirá vivenciar através dos vídeos a aplicabilidade do uso adequado do português nas diversas situações da vida cotidiana.

5. Apresentação dos Conteúdos
5.1 – Volume 1 – “Manual Básico da Língua Portuguesa para surdos”

5.1 – Volume 1 – “Manual Básico da Língua Portuguesa para surdos – Livro do Professor”

Todo o material destinado aos professores acrescentará em especifico uma abordagem prática com exemplos e sugestões para que os professores e/ou intérpretes possam utilizar ou adaptar para auxilio na aplicação das aulas.

6. Características
Volume 1 – “Manual Básico da Língua Portuguesa para surdos”
Autoras:

Formato:
Volume 1 Livro do aluno (Aberto 297x420mm). Miolo 114 págs. 4x4 Cores. Papel Couché 115g. CAPA 297x422,85mm. Impressa em Papel Duplex Supremo Duo Design 250g. 4x4 Cores. Laminação Fosco Anti-Risco(frente/verso). Brochura Grampeada(abertura total) e Hot
Material com registro no ISBN (International Standard Book Number)

Volume 1 – “Manual Básico da Língua Portuguesa para surdos – Livro do Professor”
Autoras:

Formato:
Volume 1 Livro do professor (Aberto 297x420mm). Miolo 114 págs. 4x4 Cores. Papel Couché 115g. CAPA 297x422,85mm. Impressa em Papel Duplex Supremo Duo Design 250g. 4x4 Cores. Laminação Fosco Anti-Risco(frente/verso). Brochura Grampeada(abertura total) e Hot
Material com registro no ISBN (International Standard Book Number)

Dos Videos:
Mais de 10 horas de vídeos, em alta definição, de ensino roteirizado de acordo com a Base Nacional Curricular Comum, onde os vídeos estão alinhados didaticamente e em todo o seu conteúdo, com os livros mencionados acima.

Os vídeos poderão ser visualizados a partir dos livros ou diretamente através de dispositivos móveis com acesso a internet, mediante cadastro e autorização prévia, por determinado período.

Equipe
Equipe multi-disciplinar, composta por ouvintes e surdos em ambiente de integração necessário para a construção de material audiovisual inclusivo. Participando e vinculados a empresa, profissionais reconhecidos e formados como tradutores, interpretes, pedagogos, professores e psicólogos.